Facebook

Tinaquim é homenageado

ytuinsgnO prefeito Ladinho, juntamente com vereador Lucimar Pinto e famíliares de Tinaquim, fizeram o descerramento da placa da Escola Municipal Corrente Canoa, que passou a se chamar “Escola Municipal Sady Luiz da Silva – Tinaquim”. A homenagem, que foi eternizada na sexta-feira, 29, partiu de uma indicação do vereador Lucimar Pinto e prontamente atendida pelo prefeito, em reconhecimento ao morador que doou a área onde foi construída a escola.

A família se emocionou com a homenagem. “Fico orgulhoso disso, muito bom recuperar a memória do Tinaquim. Nesta região aqui ele ajudou todo mundo”, comentou o sobrinho, Wilson Pereira.

“Não podíamos deixar de passar em branco este momento. Esta homenagem é muito justa, além de ter doado esta área, o Tinanquim foi um grande incentivador do esporte. Lembro-me de passar muito aqui e acompanhar o trabalho dele”, recordou o prefeito.

Tinaquim era uma pessoa muito querida por todos no córrego de Corrente Canoa. Era grande admirador do futebol e organizava campeonatos locais, no campo conhecido como “Campo do Tinaquim”. Filho de Alcides Luiz da Silva e Maria Oraldina de Jesus, Tinaquim faleceu aos 75 anos, em junho de 2011.

Tinaquin é homenageado com nome em Escola

escolaNesta sexta-feira, dia 29, às 17 horas, o prefeito Ladinho fará o descerramento da placa da Escola Municipal Corrente Canoa, que passou a se chamar “Escola Municipal Sady Luiz da Silva – Tinaquim”. A homenagem partiu de uma indicação do vereador Lucimar Pinto e prontamente atendida pelo prefeito, em reconhecimento ao morador que doou a área onde foi construída a escola.

Tinaquim era uma pessoa muito querida por todos no córrego de Corrente Canoa. Era grande admirador do futebol e organizava campeonatos locais, no campo conhecido como “Campo do Tinaquim”. Filho de Alcides Luiz da Silva e Maria Oraldina de Jesus, Tinaquim faleceu aos 75 anos, em junho de 2011.

Capacitação para o portal Aprende Brasil

aprende1A secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, e o coordenador pedagógico regional do Sistema Aprende Brasil, José Pedro Lino, reuniram-se na  tarde desta quarta-feira, 27, com professores de escolas municipais para tratar sobre o acesso ao Portal Aprende Brasil. O treinamento foi realizado no laboratório de informática da Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Sistema Aprende Brasil e o Portal http://www.aprendebrasil.com.br é uma das ferramentas do sistema, que promove a inclusão digital por meio da introdução de tecnologias da comunicação e da informação no dia a dia de alunos e professores. O site apresenta conteúdos integrados aos abordados no Livro Didático. Com isso, os alunos podem se informar, ainda mais, por meio do computador, sobre os conteúdos vistos em sala de aula.

Municípios discutem o Plano Decenal de Educação

decenalRepresentantes de 22 municípios da região estão reunidos no auditório da SRE-Superintendência Regional de Ensino, nesta sexta-feira, dia 22, para discutir, trocar experiências e fortalecer parcerias na elaboração do Plano Decenal de Educação. Guanhães está representado pelo diretor da escola Municipal Pio Nunes Coelho, Willian Siman, e a servidora da secretaria municipal de Educação, Francisca Marques da Silva.

De acordo com a anfitriã, a superintendente Márcia Godinho, o objetivo é estabelecer metas e diretrizes para a educação por um período de 10 anos. “A rede de ensino, a sociedade, de entidades como Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, CRAS, Promotoria, Associações comerciais e de Bairro, devem unir esforços no processo de educação das nossas crianças e jovens”, destacou a superintendente.

Mais informações: 3421-7678.

Biblioteca Graça Guimarães é inaugurada

biblio9Uma graça! Uma gracinha! Assim foi definida a nova Biblioteca Infantil Graça Guimarães, da Escola Municipal Pingo de Luz, inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 21. O evento contou com várias apresentações relacionadas ao mundo mágico da leitura feitas pelas crianças, além de presenças ilustres como o viúvo da homenageada, Charles Beth de Miranda Ferreira, e seu filho Alysson de Miranda, que agradeceram emocionados pela homenagem. Charles aproveitou para aconselhar os alunos: “crianças, eu tenho certeza que através do livro vocês terão um mundo a descobrir”.

A cerimônia, que teve como anfitriã a diretora Inês Lopes Ferreira, foi prestigiada pela secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, a superintendente de Ensino, Márcia Inês Godinho, diretores das escolas municipais, CMEI, Creche Lar dos Pequeninos, COMBEM, funcionários da Secretaria de Educação, professores, imprensa, entre outros convidados.

“É uma alegria muito grande receber vocês nesta data tão especial para nós, pois hoje realizamos o sonho de ter uma biblioteca mais ampla e aconchegante, um espaço mais digno para que os alunos usufruam do prazer da leitura”, destacou a diretora.

Márcia Godinho parabenizou toda equipe da escola e da Secretaria pela iniciativa e o carinho com que planejaram e organizaram o novo ambiente. Ela pediu uma salva de palmas para Graça Guimarães. “Hoje, nossa querida Graça foi eternizada na educação de Guanhães”, disse emocionada.  A superintendente também pediu a Deus que abençoasse o local. 

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

biblioteca graca

 

 

Educação municipal lança sistema inédito em Guanhães

“Agora apenas um clique irá separar os pais da vida escolar de cada aluno”, foi o que explicou o superintendente geral da GeoPix do Brasil, Luiz Fernando Lozi, na noite desta terça-feira, 19, sobre o sistema, de interface simples, que foi criado para melhorar a comunicação entre pais e professores da rede municipal de ensino.

A partir do próximo ano, os pais poderão ter acesso às notas, freqüência, avaliação, entre outros serviços por meio do portal, que está hospedado no site da prefeitura. “O mundo está cada vez mais digital e nós não podemos ficar para trás”, comentou a secretária de Educação, Emília de Pinho.

Neste primeiro momento, o sistema será alimentado pela secretaria e diretores das escolas e os pais continuarão sendo chamados para as reuniões e eventos. “Não vamos perder o contato entre pai e escola, é apenas uma forma de facilitar essa relação, uma vez que sabemos que muitos pais não têm tempo de acompanhar a vida escolar do filho como gostariam”, finalizou a secretária.

A apresentação do sistema, que contou com a presença de professores, diretores das escolas municipais e das secretárias de Assistência Social, Darly Francisca Barroso, e de Educação, Emília de Pinho, foi realizada na Câmara Municipal.