Facebook

Desfile 7 de Setembro 2015

CONVITE DESFILE

 

Prorrogadas inscrições para cursos técnicos em Guanhães

Foram prorrogadas, até 29/08, as inscrições para os cursos técnicos em Administração, Enfermagem, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, em Guanhães. Serão pelo Colminas (Colégio do Leste Mineiro), na Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão, em parceria com a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. As aulas terão início no dia 29/08.  

Conforme Denise Reis e Bárbara Calazans, agenciadoras do Colminas, na sede em Coronel Fabriciano já é tradição ministrar todos esses cursos, incluindo Estética e Informática. Em Diamantina é ministrado o curso Técnico em Enfermagem. "Aproximadamente mil alunos formam, a cada ano, nesses cursos e conquistam espaço no mercado de trabalho. É gratificante para o Colminas o retorno dos nossos ex-alunos, que já se encontram atuando nas respectivas áreas. Ressaltamos que o Colminas é uma instituição conceituada e líder em ministrar cursos técnicos".  

O funcionamento dos cursos no polo de apoio presencial no município de Guanhães foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-MG) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Os cursos terão aulas aos sábados, a cada 15 dias, exceto Enfermagem que acontece todos os sábados. As mensalidades são a partir de R$199,00 e a matrícula negociada.    

Inscrições: Secretaria Municipal de Educação (033) 3421-1068 e na Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão 031 8010-3005 (Oi). 

Colminas: http://brafil.com.br/servidor/colminas/conteudo/cursos.asp

 

colminas   colminas verso

por SME / Agência Top Brand 

 

Encontro com professores do ensino fundamental

pnLD

Teve início nesta segunda-feira, 10/08, na Secretaria municipal de Educação, o encontro direcionado aos professores que lecionam para o ensino fundamental I da rede municipal de ensino. O objetivo é a revisão dos eixos temáticos para favorecer a análise das resenhas contidas no guia do Programa Nacional do Livro Didático.

"A escolha para o próximo triênio 2016-2018 será efetivada em setembro deste ano. Entendemos que o livro didático é um suporte pedagógico fundamental para a prática diária do professor", considera Emília de Pinho, secretária municipal de Educação.

No primeiro dia do encontro participaram professores que atuam no primeiro ano; do segundo ano no dia 11/08; terceiro ano dia 12/08; quarto ano no dia 13/08; e quinto ano em 14/08. 

 

 

 

 

 

Professores da rede municipal participam de Encontro

professores BHProfessores das escolas municipais Gustavo Coelho, Pio Nunes Coelho, Doutor Inocente Soares Leão e Luiz Leite (de Taquaral) participaram do I Encontro de Educadores, realizado no dia 27 de março, na sede do Sistema OCEMG -  Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Guanhães participa do Programa Cooperar, organizado pelo Sistema, desde 2012, com as turmas de 4º e 5º anos.

A cerimônia de abertura foi realizada por Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCEMG, que ressaltou a importância dos estudos. "A educação não deve ser prioridade, mas obrigação absoluta. Somente pela educação poderemos reverter o quadro atual deste país”, destacou.

Em seguida, a Orquestra de Sarzedo, formada por jovens de escolas carentes, realizou uma apresentação musical com clássicos de renomadas bandas como The Beatles e Coldplay, ganhando aplausos e elogios dos espectadores. Thaís Leite e Riza Mayr, coordenadoras do programa, foram as responsáveis por apresentar a fundamentação e o novo formato do projeto, respectivamente.

Na segunda parte do evento, Denilson Tourinho, educador e idealizador do projeto "O Poder da Palavra" ministrou a palestra sobre a aprendizagem significativa e seus desafios. Utilizando trechos de documentários, brincadeiras e música, o palestrante mostrou a importância da comunicação correta para o aprendizado. "Para nós, multiplicadores de conhecimento, a oralidade é de fundamental importância, porque é através dela que passamos nossos aprendizados", afirmou.

Ao final da apresentação, Tourinho pediu que cada um dos participantes resumisse o Encontro em uma palavra. União, conhecimento, energia, proatividade, aprendizado e semeadura foram algumas das definições dadas. O segundo encontro do ano será realizado em novembro, quando os participantes apresentarão os projetos desenvolvidos ao longo dos meses.

“Caminhada Azul” ganha apoio do comércio

autismoOs comerciantes da Rua Doutor Odilon Behrens enfeitaram as fachadas das lojas com balões azuis em sinal de apoio à “Caminhada Azul”, realizada nesta quarta-feira, dia 1º, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/04). Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a caminhada contou com a participação de alunos autistas, profissionais da educação, Apae e familiares dos alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica, Cida Pires, a divulgação é uma tentativa de despertar e sensibilizar a comunidade na busca de alternativas que favoreçam o bem-estar das pessoas com autismo. Após a caminhada, todos se reuniram na Praça Getúlio Vargas para um momento lúdico, com pintura.

 

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

Caminhada Azul marca o Dia Mundial do Autismo

Autismo-fita3A Secretaria Municipal de Educação vai realizar na próxima quarta-feira, dia 1º, uma “Caminhada Azul”, para divulgar o “Dia 2 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Participam do evento, pais, alunos do Atendimento Educacional especializado, os professores de apoio, equipe pedagógica das escolas municipais, a APAE, Pais e responsáveis.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Cida Pires, a demanda de crianças inclusivas no Ensino Regular tem aumentado e, atualmente, existem seis crianças com autismo na rede municipal, com diagnósticos e laudos precisos. “Acreditamos que esse número possa ser maior, pois muitas famílias não possuem recursos suficientes e não possuem os laudos que comprovem a existência de Autismo”, informou, observando que a equipe busca oferecer soluções para o ensino-aprendizagem com qualidade.

Além das escolas municipais, a APAE atende oito alunos com Autismo. No município, o número estimado gira em torno de 20 casos.

Programação:

Data: 1º de abril  de 2015.

Horário: das 8h às 10h

Trajeto: concentração na Praça JK e caminhada pela Rua Dr. Odilon Behrens até a Praça Getúlio Vargas, onde haverá uma programação alusiva à data.