Facebook

Secretaria conquista oito computadores para alunos especiais

acomputDentro da proposta de educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu, junto ao Ministério da Educação, computadores para alunos portadores de necessidades especiais. Os equipamentos foram instalados, esta semana, nas escolas Doutor Inocente Soares Leão, Gustavo Coelho, ambas da zona urbana, e em duas escolas da zona rural, a Luiz de Brito e a Américo de Pinho.

Cada escola recebeu dois computadores, dois estabilizadores, uma impressora, roteador ADSL com Wifi com sistema de segurança físico, teclados em braile, para atender à sala de recursos multifuncionais.

A secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, destaca que essa conquista é inédita na rede municipal e representa um passo importante para ampliar as possibilidades do ensino para esse público especial. “Temos nessas escolas, alunos com autismo, deficiência visual e auditiva parciais, que terão mais oportunidades para interagir com as novas tecnologias”, observa Emília.

Para conseguir os oito computadores e demais equipamentos, as escolas cadastraram os alunos portadores de necessidades especiais no Censo Escolar, realizado no mês de março deste ano. Para que o aluno seja cadastrado, Emília ressalta que é preciso que os pais entreguem à escola um laudo médico com o CID – Código de Identificação da Doença.

Apesar da demanda de alunos com necessidades especiais ser pequena, a Secretária espera que mais escolas da rede municipal possam inscrever-se no Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e receber esses equipamentos.               a compu2computador      

        A Secretaria de Educação também está adquirindo mesas apropriadas para instalar os computadores. 

CMEI comemora Dia do Circo com recreação para as crianças

cmei circo6Um pouquinho do mundo mágico do circo fez a alegria da criançada do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil, na tarde desta quinta-feira, dia 28. O diretor do Centro, Alyson Nascimento, e a equipe de educadores fantasiaram-se de palhaços e divertiram as crianças. A ideia foi comemorar o Dia do Circo com um momento recreativo, com brincadeiras, música e pipoca. As crianças receberam adereços como chapéu e nariz de palhaço e entraram na brincadeira. 

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

cmei circo cmei circo5

Educação promove campanha de alimentação saudável

nutricaoA formação de bons hábitos alimentares começa nos primeiros anos de vida. E a família e a escola são os principais ambientes que influenciam na formação do padrão alimentar do indivíduo. Preocupada com a saúde dos mais de 3 mil alunos da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação preparou o projeto “Vida Saudável nas Escolas”. O projeto terá início na segunda-feira, 31, Dia da Saúde e da Nutrição.

De acordo com a nutricionista da Educação, Hionara Ferreira Cruz, os professores vão distribuir panfletos educativos com dicas de alimentação saudável aos alunos e realizar atividades de conscientização. “Queremos, ainda, com o projeto, fazer um diagnóstico antropométrico de todos os alunos da rede municipal para trabalhar a saúde nutricional das nossas crianças”, destaca a nutricionista. Para fazer o diagnóstico, ela contará com o apoio dos professores de educação física, que estarão anotando o peso e a altura de cada aluno.

Hionara, que falará sobre o assunto, durante o programa “Nossa gente”, que vai ar às 11h45 desta sexta-feira, dia 28, na rádio Vida Nova FM, destaca que o diagnóstico deve ficar pronto ainda no final deste primeiro semestre. “Os alunos identificados com sobrepeso ou baixo peso vão receber uma atenção especial, juntamente com os pais, que serão orientados de como proceder para promover a alimentação saudável de seus filhos”, informa a nutricionista.

Confira as dicas de alimentação saudável do panfleto produzido para o projeto:

Cartilha Saude Verso

Educação recebe mais um ônibus escolar

onibus25O terceiro de quatro ônibus escolares que a Prefeitura de Guanhães adquiriu para reforçar a frota escolar chegou na manhã desta quinta-feira, dia 20. O ônibus possui capacidade para transportar 30 crianças, é adaptado para cadeirantes e segue as normas do programa Caminho da Escola, do Governo Federal. Nas próximas semanas, mais um ônibus com as mesmas características deve chegar a Guanhães. No final de janeiro, a Prefeitura recebeu outros dois veículos com 48 lugares, do mesmo programa. 

Fotos: Luciane Goebel

onibus25 c

onibus25 a

Secretaria da Educação divulga vagas remanescentes nas creches

A Secretaria Municipal de Educação comunica que estão abertas as inscrições para vagas remanescentes nas creches CEI – Centro de Educação infantil Guilherme Nunes Caldeira Petrucelli e Lar dos Pequeninos. Os interessados em matricular seus filhos com até três anos de idade devem procurar a Secretaria no período de 17 a 28 de fevereiro, das 8h às 11h, e das 13h às 17h, munidos dos documentos abaixo relacionados.

Documentos obrigatórios no ato da inscrição:

  • Certidão de Nascimento (Original e Cópia);
  • Cartão de Vacina (Original e Cópia);
  • Comprovação de Vulnerabilidade Social emitida pela Assistência Social de Guanhães;
  • Comprovante de Renda Familiar (Original e Cópia);
  • Número do NIS – Número de Identificação Social (Original e Cópia);
  • Comprovante de Endereço em nome dos pais ou responsável legal. Ex: Conta de Água, Luz ou Telefone. Para as pessoas que residam de aluguel, solicita-se a apresentação de contrato de aluguel registrado em cartório ou declaração de moradia, cujo modelo pode ser retirado na Secretaria Municipal de Educação;
  • Laudo Médico para criança com deficiência. Atendimento a Lei. 7.853, de 24/10/13.

*Obs.: A realização do cadastramento escolar não garante vaga e matrícula nas creches municipais.

QUADRO DE VAGAS REMANESCENTES

CRECHE GUILHERME NUNES CALDEIRA PETRUCELI - CMEI

Berçário I – Sala Ursinho Puff – Nascidos após 01/06/2013

Vagas: 02 Vagas Remanescentes.

Berçário II –Disney Baby – Nascidos de 01/03/2013 até 31/05/2013

Vagas: 03 Vagas Remanescentes.

Berçário III - Sala Chapeuzinho Vermelho – Nascidos de 01/11/2012 até 28/02/2013

Quantidade de vagas: 01 Vaga Remanescente.

Maternal II – Nascidos de 01/05/2011 até 31/12/2011

Vagas: 02 Vagas Remanescentes.

----------------------------------------------------------------------------

CRECHE LAR DOS PEQUENINOS - CEI

Berçário I – Sala Patinhos – Nascidos após 01/07/2013

Vagas: 7 Vagas Remanescentes.

Berçário II – Sala Peixinhos – Nascidos de 01/11/2012 até 30/06/2013

Vagas: 7 Vagas Remanescentes.

A Secretaria informa que poderão ser inscritas as crianças que se encontram dentro das faixas etárias conforme descrição acima.

 

Educação tem nova secretária

A pedagoga Emília Aparecida de Pinho, 35 anos, assumiu nesta quarta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Educação. Emília é especialista em Gestão, mestre em Educação e possui cerca de 10 anos de experiência na área. É servidora efetiva da Escola Estadual Padre Café e está à disposição do Governo do Estado para o município. A ex-secretária, Maria das Graças Fernandes Guimarães, precisou deixar o cargo para cuidar da saúde.