Facebook

Duas escolas municipais terão aulas em tempo integral

Duas escolas municipais, a Pio Nunes Coelho e a Dr Inocente Soares Leão, já estão confirmadas para oferecer aulas em tempo integral para alunos em vulnerabilidade social. De acordo com a secretária municipal de educação, Emília de Pinho, cada escola receberá recursos do programa Mais Educação para realizar atividades com os alunos selecionados pelo critério citado. A conquista representa um avanço muito grande na rede municipal. Os recursos serão investidos na aquisição de kits de materiais para atender aos alunos, monitores, entre outros. Mais informações: 3421-1786, na Secretaria de Educação.

Educação realiza cadastro escolar de 21 a 25 de julho

Cadastramento2015 - CartazAtenção pais e responsáveis em garantir a vaga do filho na rede pública. Começa na segunda-feira, dia 21, o Cadastro Escolar 2015. O cadastro termina na sexta-feira, dia 25, é gratuito e deve ser feito na Secretaria Municipal de Educação, localizada à Rua Barão do Rio Branco, nº 87. O horário de atendimento é de 8h às 11h e de 13h às 17 horas.

Devem ser cadastradas crianças com seis anos completos ou a completar até 30 de junho de 2015, alunos que estão vindo de outras localidades ou de escolas particulares e candidatos que desejam retornar aos estudos.

Os documentos necessários para o cadastro são: Certidão de nascimento (original e cópia); Conta de luz recente (original e cópia), e Comprovante de escolaridade, em caso de transferência para a rede pública ou retorno aos estudos.

Mais informações: 3421-1785, na Secretaria Municipal de Educação

Educação realiza capacitação para cantineiras

palestraA Secretaria Municipal de Educação realizou durante toda esta terça-feira, dia 1º, uma capacitação para cantineiras e auxiliares de serviços gerais de 12 escolas da zona rural, quatro escolas da cidade, APAE, creches e COMBEM. Também participaram coordenadores e diretores dessas entidades. O encontro foi realizado na Escola Municipal Pingo de Luz.

A programação começou com uma mensagem da secretária Emília de Pinho. Em seguida, um representante da Emater ministrou uma palestra sobre horta nas escolas. Já a técnica em segurança do Trabalho da Prefeitura, Rosemira dos Santos, falou sobre a importância dos equipamentos de segurança no trabalho. O encontro contou, ainda, com uma palestra motivacional do psicólogo Leônio Tomás e uma palestra sobre merenda escolar, feita pela nutricionista Ellen Ferreira.

Fotos: Luciane/ASCOM

palestra2

CRAS e escolas municipais realizam festas juninas

a junina1A torcida pelo Brasil na Copa tem sido o tema escolhido pela maioria das festas juninas na região. Em Guanhães, as escolas municipais estão ornamentadas para envolver os alunos no clima do evento e escolheram o verde e o amarelo para colorir as bandeirinhas e vestes típicas das festas juninas. O CRAS também entrou na folia e promoveu um arraial para os usuários. As festas aconteceram nesta quarta-feira, dia 11.

 A Escola Pingo de Luz realizou seu Arraial no início da manhã e início da tarde para dançar quadrilha com as cores do Brasil. As escolas Gustavo Coelho e Dr. Inocente Soares Leão reuniram os alunos também em dois horários, após os recreios da manhã e da tarde. Apesar de estarem ornamentadas para a Copa, os alunos vão usar roupas típicas de quadrilhas juninas. Pipoca e canjica doce foram os quitutes oferecidos aos alunos.

Já o CRAS reuniu grupos de Crianças e Pais a partir das 13 horas em sua sede para comemorar São João em verde e amarelo. Às 16 horas foi a vez dos grupos de Terceira Idade e Mulheres.

Outra entidade que fará festa junina é a Creche lar dos Pequeninos. A festinha da Creche está marcada para sexta-feira, a partir das 15 horas. A APAE está organizando o “Forró dos Apaexonados” para o mês de julho. 

 

FOTOS: LUCIANE GOEBEL/ASCOM

Fotor06128305

Educação implanta Sistema Aprende Brasil nas escolas municipais

apredebrasilPara melhorar cada vez mais a qualidade do ensino na rede municipal, a Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria de Educação, implantou o sistema Aprende Brasil. “Queremos atingir a excelência na educação infantil, trabalhar com livros didáticos de qualidade, profissionais sempre atualizados, para que as nossas crianças tenham uma educação do mesmo nível de escolas particulares”, ressalta a secretária Emília de Pinho.

A implantação do sistema ocorreu nesta segunda-feira, 09, no auditório da Escola Pio Nunes, onde educadores de toda a rede municipal participaram de uma capacitação intitulada “As linguagens infantis e os múltiplos caminhos da expressão”, ministrada pela professora Índia Nara Binotto. Além do livro didático, o Aprende Brasil tem disponível o Portal Aprende Brasil, onde os educadores participam de um programa de formação continuada. As escolas recebem, ainda, assessoria pedagógica.

Com o sistema, as crianças são estimuladas a observarem e a explorarem o ambiente e a utilizarem as diferentes linguagens, corporal, plástica, oral, escrita e musical. Os alunos são colocados em situações nas quais aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados.

“Temos de olhar as crianças com os olhos de quem quer ver. Como professores, temos que mediar o processo de construção do entendimento para que elas aprendam com prazer e sejam felizes, responsáveis, na infância e na vida adulta”, destacou Índia Nara.

FOTOS: LUCIANE GOEBEL/ASCOM

aprende01

Prefeitura capacita professores da educação infantil

siteA prefeitura de Guanhães, por meio da secretaria municipal de Educação, realizou um Encontro Pedagógico de Educação Infantil, no último dia 30, com o objetivo de aperfeiçoar a prática dos educadores que atuam nas turmas de educação de crianças do município.  55 profissionais da área, que trabalharam diretamente com crianças de dois a cinco anos de idade, foram o foco das atividades na Escola Municipal Pingo de Luz.

O encontro iniciou com a exposição da pedagoga Vanusa França, que explicou sobre identidade e autonomia, e os professores do Lar dos Pequeninos mostraram, de forma prática, como eles desenvolvem o projeto em sala de aula.

“Foi um momento que se dividiu entre teoria e prática de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e os professores puderam demonstrar suas práticas de acordo com os eixos trabalhados, que foram estudados e discutidos entre eles”, comentou a secretária de Educação Emília de Pinho.

O encontro contou com a presença de diretores das escolas municipais e da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Mais fotos clique aqui.