Alimentos da agricultura familiar incrementam a merenda escolar

merendaFrutas, legumes e folhosos, condimentos e derivados de leite vão incrementar, mais uma vez, a merenda escolar de cerca de 3 mil alunos da rede municipal. Na manhã desta segunda-feira, dia 23, uma licitação foi realizada para adquirir milhares de quilos desses alimentos para tornar ainda mais saudável o cardápio nas escolas da cidade e do campo. “Por serem orgânicos, esses alimentos possuem valor nutritivo de maior qualidade”, destaca a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ellen Ferreira.

Da licitação, participaram duas associações: a APRAM – Associação de Produtores Rurais de Abastecimento Municipal de Guanhães e a ASGROFAG – Associação dos Agricultores Familiares Rurais e Urbanos de Guanhães e Região. “Essa iniciativa, além de incrementar a renda do homem do campo, é uma garantia de compra dos nossos produtos”, destacou a presidente da APRAM, Aline Andrade.

A aquisição de alimentos da agricultura familiar faz parte do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê aplicação e no mínimo 30% dos recursos provenientes do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação aos municípios.

Educadores municipais realizam planejamento anual

montagem fotosA equipe pedagógica e os professores da rede municipal reuniram-se nesta quinta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 20, para elaborar o Planejamento Anual. Os encontros foram realizados na Escola Municipal Pio Nunes Coelho e o planejamento foi realizado com base na avaliação diagnóstica que cada docente faz de sua turma, tendo como foco a aprendizagem dos alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, o planejamento é usado como orientação para facilitar o preparo das aulas e proporcionar maiores chances de sucesso. “Esse planejamento, após a sua elaboração, é revisto e reavaliado nos encontros pedagógicos semanais e, diante das necessidades do aluno, sofre adequações no decorrer do processo ensino-aprendizagem cujas referencias são as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica”, destacou.

Educadores participam de palestra motivacional

palestra01Em clima de boas-vindas, educadores da rede municipal participaram na manhã desta segunda-feira, dia 02, de uma palestra motivacional com o tema “A importância de recomeçar”, ministrada pelo psicólogo Leônio Tomás, no plenário da Câmara. Momento de reflexão, o encontro abordou o desafio que cada ser humano precisa desenvolver: a capacidade de recomeçar. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, pois dele procedem as fontes da vida (Pv. 4:23)", foi uma das várias frases célebres citadas pelo palestrante.

Em entrevista à rádio Vida Nova, a secretária municipal de educação Emília de Pinho, destacou a importância da palestra para reunir a equipe de educadores. “Desejo a todos um ano letivo de muito sucesso”, disse Emília. Ela aproveitou e pediu aos pais ou responsáveis que acompanhem seus filhos no primeiro dia de aula. Ela informou, ainda, que durante as férias, as escolas passaram por pequenas melhorias, como detetização, limpeza de caixas d´água, entre outras ações.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

palestra2palestra3

Auxiliares de creche recebem capacitação de volta às aulas

palestra creche01Na manhã desta sexta-feira, dia 30, cerca de 35 auxiliares de creche do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil e do CEI – Centro de Educação Infantil Lar dos Pequeninos receberam capacitação sobre os cuidados básicos no trabalho com crianças, tendo em vista que as aulas recomeçam no próximo dia 03.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira Luciane Maria Travassos e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação. Entre outras orientações, as auxiliares receberam dicas de como evitar e lidar com acidentes, postura profissional, cuidados pedagógicos na hora do banho, alimentação e higiene. “Até o próprio banho deve ser educativo e interativo”, destacou a responsável pelo Lar dos Pequeninos Arminda de Jesus.

Educação promove palestra de volta às aulas

voncite educacao 01

Volta às aulas 2015