Facebook

Biblioteca Graça Guimarães é inaugurada

biblio9Uma graça! Uma gracinha! Assim foi definida a nova Biblioteca Infantil Graça Guimarães, da Escola Municipal Pingo de Luz, inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 21. O evento contou com várias apresentações relacionadas ao mundo mágico da leitura feitas pelas crianças, além de presenças ilustres como o viúvo da homenageada, Charles Beth de Miranda Ferreira, e seu filho Alysson de Miranda, que agradeceram emocionados pela homenagem. Charles aproveitou para aconselhar os alunos: “crianças, eu tenho certeza que através do livro vocês terão um mundo a descobrir”.

A cerimônia, que teve como anfitriã a diretora Inês Lopes Ferreira, foi prestigiada pela secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, a superintendente de Ensino, Márcia Inês Godinho, diretores das escolas municipais, CMEI, Creche Lar dos Pequeninos, COMBEM, funcionários da Secretaria de Educação, professores, imprensa, entre outros convidados.

“É uma alegria muito grande receber vocês nesta data tão especial para nós, pois hoje realizamos o sonho de ter uma biblioteca mais ampla e aconchegante, um espaço mais digno para que os alunos usufruam do prazer da leitura”, destacou a diretora.

Márcia Godinho parabenizou toda equipe da escola e da Secretaria pela iniciativa e o carinho com que planejaram e organizaram o novo ambiente. Ela pediu uma salva de palmas para Graça Guimarães. “Hoje, nossa querida Graça foi eternizada na educação de Guanhães”, disse emocionada.  A superintendente também pediu a Deus que abençoasse o local. 

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

biblioteca graca

 

 

Educação municipal lança sistema inédito em Guanhães

“Agora apenas um clique irá separar os pais da vida escolar de cada aluno”, foi o que explicou o superintendente geral da GeoPix do Brasil, Luiz Fernando Lozi, na noite desta terça-feira, 19, sobre o sistema, de interface simples, que foi criado para melhorar a comunicação entre pais e professores da rede municipal de ensino.

A partir do próximo ano, os pais poderão ter acesso às notas, freqüência, avaliação, entre outros serviços por meio do portal, que está hospedado no site da prefeitura. “O mundo está cada vez mais digital e nós não podemos ficar para trás”, comentou a secretária de Educação, Emília de Pinho.

Neste primeiro momento, o sistema será alimentado pela secretaria e diretores das escolas e os pais continuarão sendo chamados para as reuniões e eventos. “Não vamos perder o contato entre pai e escola, é apenas uma forma de facilitar essa relação, uma vez que sabemos que muitos pais não têm tempo de acompanhar a vida escolar do filho como gostariam”, finalizou a secretária.

A apresentação do sistema, que contou com a presença de professores, diretores das escolas municipais e das secretárias de Assistência Social, Darly Francisca Barroso, e de Educação, Emília de Pinho, foi realizada na Câmara Municipal.

Escola inaugura Biblioteca Infantil Graça Guimarães

pingo de luzA Escola Municipal Pingo de Luz inaugura nesta quinta-feira, dia 21, às 8h, o novo espaço de sua Biblioteca, que passará a ser chamada de “Biblioteca Infantil Graça Guimarães”, uma homenagem à professora e ex-secretária municipal de Educação, Maria das Graças Fernandes Guimarães, falecida no último dia 31 de julho, vítima de câncer.

“O ambiente novo está muito bonito e fizemos uma homenagem à Graça, Graçauma pessoa muito querida por todos”, destacou a secretária municipal de Educação Emília Aparecida de Pinho.

De acordo com a diretora da escola, Inês Lopes Ferreira, a Biblioteca passou para uma sala maior, do mesmo tamanho de uma sala de aula. “Antes funcionava em um cubículo, um espaço sem janela, sem luminosidade e inadequado”, conta Inês, observando que o novo local terá dois ambientes, um para contação de estórias e outro para exibição de vídeos, com painéis decorativos novos e uma “cerquinha” como divisória.

A Escola também adquiriu alguns livros novos, tatame, fantoches e painéis decorativos. Além disso, livros foram doados por representantes de editoras, professores e comunidade. A biblioteca possui, atualmente, cerca de 300 exemplares, e ainda aceita doações para ampliar o acervo.

Foto: Luciane Goebel/ASCOM

Mais informações: 3421-4051

Prefeitura apresenta Sistema de Educação Informatizada

A prefeitura de Guanhães implanta nesta quarta-feira, dia 19, o Sistema de Educação Municipal Informatizada. O evento será às 18 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. Com o sistema, os usuários poderão acessar mapas de Guanhães e realizar consultas temáticas.

Na Educação, por exemplo, os pais poderão ver a nota do filho na escola, seu rendimento escolar, imprimir declarações, cruzar dados com o Bolsa Família, entre outros. “Será um avanço muito grande”, comemorou a secretária Emília de Pinho.

Desfile de 7 de setembro terá como tema a “Paz”

a reuni 7set2Representantes de escolas estaduais e municipais e associações reuniram-se na última sexta-feira, 15, com a secretária de Educação, Emília de Pinho, para tratar do desfile de 7 de setembro. O tema escolhido foi a “Paz”. O local do desfile foi mantido, na Avenida Milton Campos, próximo à Delegacia de Polícia, a partir das 8 horas. Também foi realizado o sorteio com a ordem do desfile, que começa e termina com a apresentação do Tiro de Guerra. Cada escola  ou entidade levará apenas um pelotão.

 

A escolha da tema foi aprovada por unanimidade. “Precisamos fazer algo para promover o resgate de valores, senão a sociedade brasileira vai para o brejo”, apontou o Capitão Gilberto, da Polícia Militar, citando uma ameaça de bomba ocorrida na Escola Altivo Coelho, dias atrás.

 

 Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

a reuniao 7set     

COMBEM comemora Dia do Estudante

a combem3Para comemorar o Dia do Estudante, o COMBEM – Centro Comunitário do Bem-Estar do Menor realizou uma programação lúdica e esportiva na manhã desta quarta-feira, dia 13. Foram realizadas oficinas de contação de histórias, trabalhos com E.V.A., pintura em tecido e um campeonato de futsal feminino e masculino.

O Centro atende a 120 crianças das redes municipal e estadual matriculadas em turmas do 1º ao 5º ano com aulas de reforço e recreação. “Aproveitamos que hoje não está tendo aulas nas escolas por causa do Dia D para realizarmos essa comemoração”, explicou a coordenadora do Centro, Reinalda de Cássia Amâncio.

a combem2