Município firma parceria com o Ministério Público do Trabalho

DSC09593O município de Guanhães, por meio das secretarias de Educação e de Assistência Social, assinou um Termo de Cooperação Técnica com o MPT – Ministério Público do Trabalho, na última quarta-feira, dia 24, que visa a aplicação do projeto MPT na Escola/Peteca no mês de outubro de cada ano. O projeto prevê, ainda, ações de combate ao trabalho infantil e à evasão escolar.

O termo foi assinado pelas secretárias das pastas, Emília de Pinho e Darli Barroso Pereira, e pela procuradora do Trabalho, Elaine Noronha Nassif, durante a inauguração das salas de inclusão digital (informática) nas seis escolas municipais contempladas pelo Projeto Peteca. O encerramento das inaugurações foi realizado na Escola Municipal Pio Nunes Coelho, quando a procuradora ministrou uma capacitação para cerca de 50 pessoas, entre conselheiros de assistência social, tutelares, servidores da Educação, entre outras pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento do projeto.

Na oportunidade, Doutora Elaine formalizou um documento ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente referente ao repasse mensal de R$ 1.428,57 do Ministério Público do Trabalho para o FIA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, totalizando R$ 30 mil. “Foi uma solicitação do Conselho e estamos muito felizes e agradecidos por esta conquista, que se consolidou através do Projeto Peteca na Escola”, destacou a presidente do CMDCA, Francisca Marques da Silva, também coordenadora do projeto em Guanhães.
Sala de inclusão digital da Escola Pio Nunes Coelho

Desfile celebra a chegada da Primavera

10411133 755425667857117 4757339532387981931 nA Creche Lar dos Pequeninos promove nesta quinta-feira, dia 25, o Desfile da Primavera. Além dos alunos da Creche, participam alunos da Escola Municipal Pingo de Luz  e do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil. O desfile será realizado na Avenida Alberto Caldeira, às 8h30.

A Escola Pingo de Luz deve levar cerca de 100 crianças que desfilarão em blocos como das flores, bichinhos de jardim, abelinhas, joaninhas, fadas do jardim. Já, o CMEI, escolheu o tema “Lixinho nosso de cada dia”.

Mais informações: 3421-1996.

Escolas recebem kits de computadores do projeto Peteca

computadoresSeis escolas municipais premiadas por desenvolverem ações de combate ao trabalho infantil, em 2013, através do projeto Peteca do MPT – Ministério Público do Trabalho, receberam esta semana os kits previstos na premiação: 10 computadores com mesa e uma impressora para casa escola.

A entrega está sendo acompanhada pela incentivadora do projeto nas escolas em Guanhães, Francisca Marques da Silva. As escolas participantes do projeto são: Pio Nunes Coelho, Dr. Inocente Soares Leão, Gustavo Coelho, Escola Luiza Leite (Sapucaia), Luiz Leite (Taquaral) e Escola Corrente Canoa, que agora chama-se Escola Municipal Sady Luiz da Silva (Tinaquin).

certificado

Tinaquim é homenageado

ytuinsgnO prefeito Ladinho, juntamente com vereador Lucimar Pinto e famíliares de Tinaquim, fizeram o descerramento da placa da Escola Municipal Corrente Canoa, que passou a se chamar “Escola Municipal Sady Luiz da Silva – Tinaquim”. A homenagem, que foi eternizada na sexta-feira, 29, partiu de uma indicação do vereador Lucimar Pinto e prontamente atendida pelo prefeito, em reconhecimento ao morador que doou a área onde foi construída a escola.

A família se emocionou com a homenagem. “Fico orgulhoso disso, muito bom recuperar a memória do Tinaquim. Nesta região aqui ele ajudou todo mundo”, comentou o sobrinho, Wilson Pereira.

“Não podíamos deixar de passar em branco este momento. Esta homenagem é muito justa, além de ter doado esta área, o Tinanquim foi um grande incentivador do esporte. Lembro-me de passar muito aqui e acompanhar o trabalho dele”, recordou o prefeito.

Tinaquim era uma pessoa muito querida por todos no córrego de Corrente Canoa. Era grande admirador do futebol e organizava campeonatos locais, no campo conhecido como “Campo do Tinaquim”. Filho de Alcides Luiz da Silva e Maria Oraldina de Jesus, Tinaquim faleceu aos 75 anos, em junho de 2011.

Tinaquin é homenageado com nome em Escola

escolaNesta sexta-feira, dia 29, às 17 horas, o prefeito Ladinho fará o descerramento da placa da Escola Municipal Corrente Canoa, que passou a se chamar “Escola Municipal Sady Luiz da Silva – Tinaquim”. A homenagem partiu de uma indicação do vereador Lucimar Pinto e prontamente atendida pelo prefeito, em reconhecimento ao morador que doou a área onde foi construída a escola.

Capacitação para o portal Aprende Brasil

aprende1A secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, e o coordenador pedagógico regional do Sistema Aprende Brasil, José Pedro Lino, reuniram-se na  tarde desta quarta-feira, 27, com professores de escolas municipais para tratar sobre o acesso ao Portal Aprende Brasil. O treinamento foi realizado no laboratório de informática da Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Sistema Aprende Brasil e o Portal http://www.aprendebrasil.com.br é uma das ferramentas do sistema, que promove a inclusão digital por meio da introdução de tecnologias da comunicação e da informação no dia a dia de alunos e professores. O site apresenta conteúdos integrados aos abordados no Livro Didático. Com isso, os alunos podem se informar, ainda mais, por meio do computador, sobre os conteúdos vistos em sala de aula.