Caminhada Azul marca o Dia Mundial do Autismo

Autismo-fita3A Secretaria Municipal de Educação vai realizar na próxima quarta-feira, dia 1º, uma “Caminhada Azul”, para divulgar o “Dia 2 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Participam do evento, pais, alunos do Atendimento Educacional especializado, os professores de apoio, equipe pedagógica das escolas municipais, a APAE, Pais e responsáveis.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Cida Pires, a demanda de crianças inclusivas no Ensino Regular tem aumentado e, atualmente, existem seis crianças com autismo na rede municipal, com diagnósticos e laudos precisos. “Acreditamos que esse número possa ser maior, pois muitas famílias não possuem recursos suficientes e não possuem os laudos que comprovem a existência de Autismo”, informou, observando que a equipe busca oferecer soluções para o ensino-aprendizagem com qualidade.

Além das escolas municipais, a APAE atende oito alunos com Autismo. No município, o número estimado gira em torno de 20 casos.

Programação:

Data: 1º de abril  de 2015.

Horário: das 8h às 10h

Trajeto: concentração na Praça JK e caminhada pela Rua Dr. Odilon Behrens até a Praça Getúlio Vargas, onde haverá uma programação alusiva à data.

Aberto prazo para cadastro escolar

470178Atenção pais ou responsáveis. A Secretaria Municipal de Educação informa que está recebendo, até sexta-feira, dia 20, inscrições para as turmas de educação infantil, cujas vagas são para Creche Lar dos Pequeninos e CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Guilherme Caldeira Nunes Petrucelli. O cadastro é para crianças de 0 a 48 meses.

Para fazer a inscrição é necessário levar os seguintes documentos: xérox da certidão de nascimento da criança, cópia da conta de luz e número do NIS (Bolsa Família).

Mais informações: 3421-1786.

Educação realiza encontro sobre Inclusão Escolar

inclusaoA Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, dia 04, um encontro pedagógico enfocando o tema “Inclusão Escolar: Um desafio entre o Ideal e o Real”. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Pingo de Luz, a partir das 17 horas.

O evento tem como público-alvo professores regentes, professores de apoio, equipe pedagógica e pais ou responsáveis pelos 20 estudantes portadores de necessidades especiais que estudam na rede municipal de ensino. O objetivo é buscar estratégias para atender da melhor forma a esses alunos. O evento é uma das ações previstas no Planejamento Anual, realizado em fevereiro. Outras ações estão previstas ao longo do ano.

Alimentos da agricultura familiar incrementam a merenda escolar

merendaFrutas, legumes e folhosos, condimentos e derivados de leite vão incrementar, mais uma vez, a merenda escolar de cerca de 3 mil alunos da rede municipal. Na manhã desta segunda-feira, dia 23, uma licitação foi realizada para adquirir milhares de quilos desses alimentos para tornar ainda mais saudável o cardápio nas escolas da cidade e do campo. “Por serem orgânicos, esses alimentos possuem valor nutritivo de maior qualidade”, destaca a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ellen Ferreira.

Da licitação, participaram duas associações: a APRAM – Associação de Produtores Rurais de Abastecimento Municipal de Guanhães e a ASGROFAG – Associação dos Agricultores Familiares Rurais e Urbanos de Guanhães e Região. “Essa iniciativa, além de incrementar a renda do homem do campo, é uma garantia de compra dos nossos produtos”, destacou a presidente da APRAM, Aline Andrade.

A aquisição de alimentos da agricultura familiar faz parte do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê aplicação e no mínimo 30% dos recursos provenientes do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação aos municípios.

Educadores municipais realizam planejamento anual

montagem fotosA equipe pedagógica e os professores da rede municipal reuniram-se nesta quinta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 20, para elaborar o Planejamento Anual. Os encontros foram realizados na Escola Municipal Pio Nunes Coelho e o planejamento foi realizado com base na avaliação diagnóstica que cada docente faz de sua turma, tendo como foco a aprendizagem dos alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Emília de Pinho, o planejamento é usado como orientação para facilitar o preparo das aulas e proporcionar maiores chances de sucesso. “Esse planejamento, após a sua elaboração, é revisto e reavaliado nos encontros pedagógicos semanais e, diante das necessidades do aluno, sofre adequações no decorrer do processo ensino-aprendizagem cujas referencias são as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica”, destacou.

Educadores participam de palestra motivacional

palestra01Em clima de boas-vindas, educadores da rede municipal participaram na manhã desta segunda-feira, dia 02, de uma palestra motivacional com o tema “A importância de recomeçar”, ministrada pelo psicólogo Leônio Tomás, no plenário da Câmara. Momento de reflexão, o encontro abordou o desafio que cada ser humano precisa desenvolver: a capacidade de recomeçar. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, pois dele procedem as fontes da vida (Pv. 4:23)", foi uma das várias frases célebres citadas pelo palestrante.

Em entrevista à rádio Vida Nova, a secretária municipal de educação Emília de Pinho, destacou a importância da palestra para reunir a equipe de educadores. “Desejo a todos um ano letivo de muito sucesso”, disse Emília. Ela aproveitou e pediu aos pais ou responsáveis que acompanhem seus filhos no primeiro dia de aula. Ela informou, ainda, que durante as férias, as escolas passaram por pequenas melhorias, como detetização, limpeza de caixas d´água, entre outras ações.

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

palestra2palestra3