Facebook

Alunos do maternal se despedem de Lar dos Pequeninos

FotorCreatedNa tarde de terça-feira, 09, mais de 50 alunos da creche Lar dos Pequeninos se despediram do maternal para seguirem para a educação infantil. As crianças, de 3 e 4 anos, apresentaram aos pais várias danças e a conclusão do projeto da secretaria de Educação, “Direitos e Deveres”.

Ainda durante o encontro, os pais puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela creche e participaram de uma partilha. “Nós sempre trabalhamos os valores de família. Desenvolvemos várias atividades teóricas e até mesmo práticas”, comentou Arminda Batista, diretora da creche.  

O trabalho “Direitos e Deveres” foi proposto pela secretaria de Educação e teve início no segundo semestre. Todas as escolas municipais desenvolveram várias atividades para estimular crianças e os pais a praticarem seus direitos e deveres. 

                                            

EJA está com matriculas abertas em Guanhães

A prefeitura de Guanhães, por meio da secretaria de Educação, vai abrir nesta sexta-feira, dia 05, as inscrições para jovens e adultos que pretendem voltar a estudar. As vagas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) são ofertadas para pessoas maiores de 14 anos de idade, que não tiveram a oportunidade de começar ou continuar os estudos.

 

As inscrições poderão ser feitas na secretaria municipal de Educação, de 08h às 11h e de 13 às 17h, do dia 05  até o dia 12  de dezembro. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Pio Nunes Coelho, durante a noite, de segunda a sexta-feira. Para outras informações 3421-1786 na secretaria de Educação. 

CMEI realiza atividades de despedida de 55 alunos

Este ano, 55 crianças deixam as salas do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Guilherme Caldeira Nunes Petrucelli e vão para outras escolas, entre elas a Pingo de Luz. Como despedida, a equipe do Centro realiza uma série de atividades, que começam nesta terça-feira, dia 02, às 08h45, quando Carine Caldeira, a mãe de Guilherme fará uma visita ao centro para que todas as crianças conheçam a família do menino homenageado com o nome da creche.

Na quinta-feira, dia 04, será realizado o “Bye bye CMEI” na Escola Pingo de Luz. No dia 10, as 55 crianças participam do Natal no Divino Especo Gourmet. E, no dia 11, haverá o piquenique “CMEI-ando” para todas as crianças com a presença da família. A atividade está marcada para dois horários: às 9h e às 16h.

Mais informações: 3421-3574 (CMEI)

Educação infantil apresenta projeto aos pais

Foto CMEI SITEPINGO DE LUZ - D e D SiteNo final da tarde de quinta-feira, dia 27, a Escola Estadual Pingo de Luz e o Centro Municipal de Educação Infantil Guilherme Nunes Caldeira Petrucelli (CMEI), apresentaram aos pais e alunos o resultado do projeto da secretaria de Educação, “Direitos e Deveres”.

 

No CMEI o evento recebeu o nome de “Chazinho com Família”, os pais fizeram uma grande partilha de alimentos que foram servidos logo após as apresentações dos alunos. As turmas, de cinco meses à 3 anos de idade, apresentaram uma música sobre os direitos e deveres das crianças e uma história personalizada dos três porquinhos.

 

Já no Pingo de Luz os pais conheceram a projeto político pedagógico que será aplicado em 2015. Nas duas unidades, os pais conheceram os trabalhos que os filhos fizeram durante o projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação. 

Pio Nunes conclui atividades com Noite Cultural

Noite CulturaCausos mineiros, resgate do hino da escola, exposição de fotos de patrimônios municipais e palestras marcaram a Noite Cultural, nessa quarta-feira, dia 26, da Escola Municipal Pio Nunes Coelho. Com essas apresentações os alunos do 5° ano concluíram as etapas dos projetos Educação Patrimonial, Direitos e Deveres e Hino da Escola.

O projeto patrimonial tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela cultura local. “Temos o propósito de estimular a preservação dos bens culturais da cidade. Quando os alunos visitam esses bens, eles sentem que o patrimônio pertence a eles”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Oliveira.

O projeto“Direitos e Deveres”, que foi desenvolvido para alunos do 5º ano, juntamente com conselheiros tutelares e assistentes sociais, contou com uma palestra sobre o direitos e deveres dos pais e crianças.  “Neste momento podemos analisar o que é trabalhado em sala de aula e valorizar o trabalho dos alunos e professores”, explicou o diretor da Escola, Willian Siman.

Além de vários pais e estudantes de outras séries, estiveram na Noite Cultural, o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Oliveira, e a secretária de Educação, Emília de Pinho. 

Montagem 01

Escolas realizam encerramento de projetos

Uma noite cultural, com exposição de trabalhos e apresentações de alunos, será realizada nesta quarta-feira, dia 26, pela equipe da Escola Municipal Pio Nunes Coelho. O evento começará às 18h30 na quadra poliesportiva da escola e marcará a culminância do projeto “Direitos e Deveres da Criança”, o encerramento das atividades de Educação patrimonial e também as ações de resgate do Hino da Escola.

Além da Pio Nunes, o projeto “Direitos e Deveres” foi desenvolvido nas demais escolas municipais para alunos do 5º ano e creches. No CMEI Guilherme Nunes Petrucelli o encerramento do Projeto será na quinta-feira, dia 27, às 17 horas, dentro do evento “Chazinho com a família”. Já, na Escola Doutor Inocente Soares Leão, o encerramento foi realizado no último dia 21 e, na Gustavo Coelho, no dia 24. Na Escola Pingo de Luz, o projeto será encerrado no dia 09 de dezembro.

Sobre o projeto

De acordo com a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Nadir Pereira do Amaral, responsável pela elaboração do projeto “Direitos e Deveres da Criança”, entre as atividades realizadas, foram ministradas palestras educativas por um psicólogo.

Segundo Nadir, o projeto teve como objetivos a valorização da criança e do adolescente como um ser integral. E, ainda, informar as famílias sobre seus direitos e deveres e sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, trabalhar e orientar para a aquisição de bons hábitos e atitudes cooperativistas, proporcionar orientação e informação aos familiares dos estudantes sobre direitos e deveres.

Mais informações: 3421-1786