Facebook

Escola do Cruzeiro do Aricanga é beneficiada pelo FNDE

Escola do Cruzeiro do Aricanga é beneficiada pelo FNDE

A educação infantil no município acaba de ser beneficiada com mais um programa ligado ao FNDE. De acordo com a portaria nº 01/2016, nos termos do artigo 1º da resolução SEE nº 1170, de 29/01/02 dos artigos 1º e 3º da Portaria SEE nº 443,02/08011, fica autorizado o funcionamento da Educação INFANTIL- Pré-Escolar na Escola Municipal “ Dr. Luiz de Brito, de Ensino Fundamental- Anos iniciais, situada a rua José Emílio de Castro, no povoado do Cruzeiro do Aricanga.

Para Gleisiane Rocha dos Santos e Helen Cristina Rocha Aguiar, professoras da educação infantil que abrangem alunos de 04 a 05 anos, a autorização do funcionamento da Educação Infantil – Pré-Escolar no povoado, é muito importante para dar continuidade e estender ainda mais as metodologias desenvolvidas na rede de ensino rural.

Segundo Emília Aparecida de Pinho, secretária municipal de educação, é um grande avanço para a rede escolar do município. ”Temos muito a comemorar devido ao aumento dos recursos que serão repassados principalmente para os alunos da zona rural, através dos dados lançados por meio do Educacenso, cumprindo a meta 01, do plano nacional de educação, ”frisou Emília.

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Emília ressaltou ainda que a Escola Municipal, Drº Brito passou por algumas reformas e agradeceu a parceria dos detentos da subsecretaria de administração prisional, Suapi.

Veja mais fotos: https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/photos#

Merenda Escolar: Aprendizado com muita saúde

A merenda escolar tem sido uma das principais responsabilidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Guanhães. Somente no mês de maio 2016, em média, 12 toneladasde produtos e alimentos foram distribuídas mensalmente na rede municipal de ensino. O governo federal, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -FNDE, repassa os recursos financeiros ao município em conta única e específica do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, quegarante a transferência para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas conveniadas.

No mês de maio, 2597 alunos da rede municipal de ensino se beneficiaram do programa. A oferta de uma alimentação saudável e adequada compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e hábitos alimentares saudáveis, conforme prevê o PNAE.

Segundo Lorena Andrade Moraleida Gomes, nutricionista da Secretaria de Educação, a alimentação deve ser incentivada e praticada desde a infância não somente nas escolas: “A alimentação escolar é baseada em cardápios balanceados contendo valores de referência de energia, macro e micronutrientes, seguindo as normas exigidas pelo PNAE . Nesta fase da vida das crianças é muito importante a presença de uma alimentação saudável, balanceada, diversificada e equilibrada, fornecendo todos componentes necessários para o desenvolvimento e manutenção do organismo”, frisou a nutricionista.

Já Valéria Aparecida Alves de Paula, diretora de departamento, o setor tem priorizado as principais normas estabelecidas pelo PNAE. “Temos salas climatizadas para o armazenamento dos produtos e seguimos rigorosamente a distribuição da merenda escolar tanto na área urbana quanto na zona rural", concluiu Valéria.

De acordo com Emília Aparecida de Pinho, Secretária Municipal de Educação, o município vem cumprindo as metas preestabelecidas pelo PNAE e se adequando para a manutenção e distribuição na rede escolar. "Além das escolas e creche municipal, o programa ainda se estende à "Creche Lar dos Pequeninos" e ao "Centro Municipal de Educação Infantil”- CMEI e APAE, entidades conveniadas", concluiu a secretária.

Comissão do Processo Licitatório durante o mês de maio

Vale ressaltar que todo o processo para aquisição e compras de produtos alimentícios e de limpeza, passam por rigoroso processo licitatório.

Confira mais fotos dos ambientes climatizados:https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/photos#

Iniciadas obras da Creche no Bairro Esperança (Pito)

A prefeitura de Guanhães iniciou neste mês de maio a construção de mais uma Creche Pré- Escolar no município. O projeto é um convênio entre o município e o governo federal, través do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) Tipo 1, atenderá 188 crianças em turno integral.

Localizada no bairro Esperança, a unidade construída será preparada com ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Para as mães, Joelma Pino de Souza e Elza Aparecida da Silva, moradoras do bairro do Pito, a construção da creche é de extrema necessidade e será de grande importância para as crianças e principalmente para as mães que necessitam trabalhar durante o dia.

Segundo Marcus Vinícius Rocha Lott, secretário Municipal de Obras, o valor total da obra está estimado em R$ 1,7 milhão. “Estamos finalizando os serviços de terraplenagem no local, e a empresa licitada para construção da unidade começará as obras em curto prazo, beneficiando a maioria da comunidade do Bairro Esperança e do Pito”, concluiu o secretário.

Transporte Escolar volta a operar

Encerrada licitação para contratação de empresas para realizarem o transporte escolar de estudantes da rede pública. Hoje pela manhã as últimas empresas, vencedoras do processo licitatório, estão assinando o contrato com a prefeitura. A previsão é que a partir de amanhã os veículos estejam circulando para recolhimento dos alunos.

Foram vencedoras as empresas: Renildo Germano da Silva Transportes– ME, TJ Turismo Ltda, Jaider Wanderson de Pinho Azevedo – EPP, Fabiana de Souza Fernandes- MEI, Danilo Pinheiro- ME, Putuscar Transportes Ltda-EPP, Elsa Martins de Oliveira e Silva Transportes – ME, Transportadora Aline Ltda- ME, Zenitur Transportes Ltda, Sapucaia Mercearia Restaurante e Transporte Ltda-ME, HGS Transportes LtdaME, Bárbara Heliodora Transportadora Ltda- ME

Mais informações no telefone: 3421-1501.

onibus escolar 2

Programação do Dia da Água encerra atividades na Apae

Teatro com fantoches de tema "Água: faça uso legal e cuide da sua saúde" realizou sua última apresentação na Apae de Guanhães, fechando o ciclo de atividades educativas que percorreu 9 escolas do meio urbano e rural do município.

O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto de Floresta (IEF), que promoveram em parceria o evento, foi levar educação ambiental em comemoração ao dia Mundial da Agua e prevenção as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Confira o registro fotográfico das apresentações.

CtBViB9e

DSC05943Twg3qf8D

Dia Mundial da Água: Teatro de Fantoches conscientiza estudantes da rede municipal sobre importância da água

Foto: Ievgen Sosnytskyi / Shutterstock.com Foto: Ievgen Sosnytskyi / Shutterstock.com

No dia 22 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Água, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1992.

Com o objetivo de sensibilizar nossas crianças sobre a importância do consumo consciente e da preservação deste bem tão precioso, a Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto de Floresta (IEF), irá apresentar uma peça teatral alertando sobre sobre a importância da água nas escolas municipais da cidade.

Consumo consciente, problemas ambientais, prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e demais temas serão abordados por meio da peça teatral de fantoches "Água: faça uso legal e cuide da sua saúde".

"Essa metodologia lúdica é muito eficaz, pois ela envolve todos os sentidos da criança, levando-os a interagir com os bonecos numa linguagem simples e bem humorada contribuindo assim, para que essas crianças sejam agentes multiplicadores do conhecimento", relata Débora Duarte Maia, secretária da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

 

 

Peça teatral de fantoches com o tema “Agua: faça uso legal e cuide da sua saúde”:

DATA

HORÁRIO

ESCOLA

21/03/16

15:00

E. M. Gustavo Coelho

22/03/16

10:00

E.M. DR. Luiz de Brito

22/03/16

15:00

E.M. Américo de Pinho

23/03/16

10:00

E.M. Maria Jovelina Pereira

23/03/16

14:30

E. M. Fazenda São Sebastião

28/03/16

15:00

E.M. Pingo de Luz

29/03/16

09:40

E. M. Inocente Soares Leão

29/03/16

15:00

E. M. Pio Nunes Coelho

30/03/16

09:00

E. Especial APAE Guanhães