Facebook
arte-clima-guanhaes

Papai Noel chega a Guanhães

Papai Noel chega a Guanhães

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, a Carreta do Papai Noel da Cemig vai passar por Guanhães e trazer a magia dessa época do ano para a cidade. Além de Guanhães, a iniciativa da empresa irá beneficiar outros 21 municípios mineiros de diversas regiões do Estado.

Entre as atrações confirmadas estão às apresentações do coral dos alunos do Instituto Presbiteriano Gammon e do coral Villa Lobos de Guanhães. Para viabilizar o evento foi constituída uma parceria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com a Prefeitura Municipal de Guanhães por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a qual contou com a participação da Associação Comercial e Industrial de Guanhães (ACIG) e o Circuito Comercial Odilon Behrens.

Programação da Carreta do Papai Noel

Data: 2 de dezembro de 2016

Horário: das 16 às 22 horas

Local: Praça JK, em frente ao Banco do Brasil

Apresentações:

Coral Instituto Presbiteriano Gammon – 19h30

Coral Villa-Lobos de Guanhães – 21 horas

Secretaria Municipal de meio Ambiente realiza cadastramento para recuperação de nascentes

A Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente comunica que está realizando cadastramento de nascentes para recuperação.

O programa conta com a parceria do CODEMA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental, onde serão cadastradas nascentes que por meio de compensações ambientais serão recuperadas.

O programa visa à melhoria da água no município de forma qualitativa e quantitativa . Os interessados a participar do programa de recuperação de nascentes deverão procurar o Departamento de Meio Ambiente apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, documentação do terreno e rota de acesso.

A secretaria informa que a recuperação das nascentes acontecerá de forma gradativa e serão priorizadas nascentes degradadas.

Clique aqui e também veja  no face: https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/photos/#

 

Bairro Esperança recebe arborização

Bairro Esperança recebe arborização.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico realizou no final do mês de outubro, o projeto de arborização urbana no Bairro Esperança. O projeto foi de suma importância para a comunidade localizada logo após o bairro Pito. O plantio de dezenas de mudas de árvores nativas, entre as quais, 60  Quaresmeiras, 20 Ipês (Amarelo e Roxo) e de algumas de Hibiscos tornarão o bairro muito mais bonito e ecologicamente saudável. .

Como parte integrante da parceria, os moradores do bairro se responsabilizaram pelo cuidado e manutenção das espécies o que contribuiu em muito para o sucesso do projeto. A Secretaria de Meio Ambiente informou ainda, que este é só mais um dos projetos existentes em seu cronograma.

Com a conclusão das obras de pavimentação asfáltica, os moradores ganham mais uma oportunidade de melhorar as condições de vida e de embelezamento da paisagem.

Confira mais fotos na fanpage: https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/posts/

Pátria amada Brasil! Guanhães comemora o “ Dia da Independência”

Pátria amada Brasil!

Guanhães comemora o “ Dia da Independência”

O dia 7 de setembro mais uma vez foi marcado pelo civismo e a democracia, quando nossa nação vai até às ruas para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Em Guanhães não foi diferente. Entre 8e 11 horas, milhares de pessoas participaram das comemorações que aconteceram ao longo da avenida Governador Milton Campos.

O desfile foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e contou com a participação de alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino. O evento foi marcado com mensagens alusivas à paz. O evento contou ainda com a participação de alunos e professores e monitores da Associação de Pais e Amigos dos Exscepcioinais (APAE), da Associação Atlética Águia, do Team Alexandre Xuxa, do Capitulo Demolay e das filhas de Jô da Loja Maçônica “ Pioneiros do Nordeste” e de muitas entidades filantrópicas e esportivas, e cainda contou com participação do Tiro de Guerra 04/012

O evento teve inicio com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Guanhães. Compuseram o palanque oficial, os secretários municipal de administração, José Domingos de Souza, de educação, Márcia Inez Alves Godinho, de Cultura e Turismo, Geralda Marta de Madureira Souza e Lima, de Obras Wagner Aparecido dos Reis e a Procurada do Município, Lorhany Ramos de Almeida, também as presenças do Major Gilberto de Jesus Costa, da tenente Ive Nogueira Cangussu, e do Delegado da 13ª Junta do Serviço Militar, Márcio Avincula Viçose. O desfile foi aberto com a participação do Tiro de Guerra 04/012. Na sequência, a equipe dos trilheiros Guanhães Off Road deu início às comemorações, em seguida os desfiles das Escolas das redes municipal e estadual de ensino, ao som das fanfarras e demais participantes.

O tema mais marcante deste ano continha mensagens alusivo a Paz, a educação por meio do esporte, a conscientização e o respeito dos direitos das pessoas apresentadas pela APAE, e a qualidade de vida na terceira idade fizeram do evento um momento gracioso e reflexivo.

A multidão de espectadores composta por milhares de pessoas se aglomerou ao longo da Avenida Milton Campos, entre o trecho do Estádio Eliazito de Sena, “Caldeirão” até a Delegacia de Polícia Civil, mesmo com sol forte todos se mantiveram vibrantes até o final do desfile, que se encerrou com a participação das máquinas quentes do Grupo de Motociclistas Rota 259 e de dos atiradores do Tiro de Guerra 04-12.

Veja mais fotos:

https://www.facebook.com/pages/Prefeitura-de-Guanh%C3%A3es/483895775010109

Escola do Cruzeiro do Aricanga é beneficiada pelo FNDE

Escola do Cruzeiro do Aricanga é beneficiada pelo FNDE

A educação infantil no município acaba de ser beneficiada com mais um programa ligado ao FNDE. De acordo com a portaria nº 01/2016, nos termos do artigo 1º da resolução SEE nº 1170, de 29/01/02 dos artigos 1º e 3º da Portaria SEE nº 443,02/08011, fica autorizado o funcionamento da Educação INFANTIL- Pré-Escolar na Escola Municipal “ Dr. Luiz de Brito, de Ensino Fundamental- Anos iniciais, situada a rua José Emílio de Castro, no povoado do Cruzeiro do Aricanga.

Para Gleisiane Rocha dos Santos e Helen Cristina Rocha Aguiar, professoras da educação infantil que abrangem alunos de 04 a 05 anos, a autorização do funcionamento da Educação Infantil – Pré-Escolar no povoado, é muito importante para dar continuidade e estender ainda mais as metodologias desenvolvidas na rede de ensino rural.

Segundo Emília Aparecida de Pinho, secretária municipal de educação, é um grande avanço para a rede escolar do município. ”Temos muito a comemorar devido ao aumento dos recursos que serão repassados principalmente para os alunos da zona rural, através dos dados lançados por meio do Educacenso, cumprindo a meta 01, do plano nacional de educação, ”frisou Emília.

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Emília ressaltou ainda que a Escola Municipal, Drº Brito passou por algumas reformas e agradeceu a parceria dos detentos da subsecretaria de administração prisional, Suapi.

Veja mais fotos: https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/photos#

Merenda Escolar: Aprendizado com muita saúde

A merenda escolar tem sido uma das principais responsabilidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Guanhães. Somente no mês de maio 2016, em média, 12 toneladasde produtos e alimentos foram distribuídas mensalmente na rede municipal de ensino. O governo federal, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -FNDE, repassa os recursos financeiros ao município em conta única e específica do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, quegarante a transferência para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas conveniadas.

No mês de maio, 2597 alunos da rede municipal de ensino se beneficiaram do programa. A oferta de uma alimentação saudável e adequada compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e hábitos alimentares saudáveis, conforme prevê o PNAE.

Segundo Lorena Andrade Moraleida Gomes, nutricionista da Secretaria de Educação, a alimentação deve ser incentivada e praticada desde a infância não somente nas escolas: “A alimentação escolar é baseada em cardápios balanceados contendo valores de referência de energia, macro e micronutrientes, seguindo as normas exigidas pelo PNAE . Nesta fase da vida das crianças é muito importante a presença de uma alimentação saudável, balanceada, diversificada e equilibrada, fornecendo todos componentes necessários para o desenvolvimento e manutenção do organismo”, frisou a nutricionista.

Já Valéria Aparecida Alves de Paula, diretora de departamento, o setor tem priorizado as principais normas estabelecidas pelo PNAE. “Temos salas climatizadas para o armazenamento dos produtos e seguimos rigorosamente a distribuição da merenda escolar tanto na área urbana quanto na zona rural", concluiu Valéria.

De acordo com Emília Aparecida de Pinho, Secretária Municipal de Educação, o município vem cumprindo as metas preestabelecidas pelo PNAE e se adequando para a manutenção e distribuição na rede escolar. "Além das escolas e creche municipal, o programa ainda se estende à "Creche Lar dos Pequeninos" e ao "Centro Municipal de Educação Infantil”- CMEI e APAE, entidades conveniadas", concluiu a secretária.

Comissão do Processo Licitatório durante o mês de maio

Vale ressaltar que todo o processo para aquisição e compras de produtos alimentícios e de limpeza, passam por rigoroso processo licitatório.

Confira mais fotos dos ambientes climatizados:https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/photos#