Facebook

Professores da rede municipal participam de Encontro

professores BHProfessores das escolas municipais Gustavo Coelho, Pio Nunes Coelho, Doutor Inocente Soares Leão e Luiz Leite (de Taquaral) participaram do I Encontro de Educadores, realizado no dia 27 de março, na sede do Sistema OCEMG -  Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Guanhães participa do Programa Cooperar, organizado pelo Sistema, desde 2012, com as turmas de 4º e 5º anos.

A cerimônia de abertura foi realizada por Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCEMG, que ressaltou a importância dos estudos. "A educação não deve ser prioridade, mas obrigação absoluta. Somente pela educação poderemos reverter o quadro atual deste país”, destacou.

Em seguida, a Orquestra de Sarzedo, formada por jovens de escolas carentes, realizou uma apresentação musical com clássicos de renomadas bandas como The Beatles e Coldplay, ganhando aplausos e elogios dos espectadores. Thaís Leite e Riza Mayr, coordenadoras do programa, foram as responsáveis por apresentar a fundamentação e o novo formato do projeto, respectivamente.

Na segunda parte do evento, Denilson Tourinho, educador e idealizador do projeto "O Poder da Palavra" ministrou a palestra sobre a aprendizagem significativa e seus desafios. Utilizando trechos de documentários, brincadeiras e música, o palestrante mostrou a importância da comunicação correta para o aprendizado. "Para nós, multiplicadores de conhecimento, a oralidade é de fundamental importância, porque é através dela que passamos nossos aprendizados", afirmou.

Ao final da apresentação, Tourinho pediu que cada um dos participantes resumisse o Encontro em uma palavra. União, conhecimento, energia, proatividade, aprendizado e semeadura foram algumas das definições dadas. O segundo encontro do ano será realizado em novembro, quando os participantes apresentarão os projetos desenvolvidos ao longo dos meses.

“Caminhada Azul” ganha apoio do comércio

autismoOs comerciantes da Rua Doutor Odilon Behrens enfeitaram as fachadas das lojas com balões azuis em sinal de apoio à “Caminhada Azul”, realizada nesta quarta-feira, dia 1º, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/04). Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a caminhada contou com a participação de alunos autistas, profissionais da educação, Apae e familiares dos alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica, Cida Pires, a divulgação é uma tentativa de despertar e sensibilizar a comunidade na busca de alternativas que favoreçam o bem-estar das pessoas com autismo. Após a caminhada, todos se reuniram na Praça Getúlio Vargas para um momento lúdico, com pintura.

 

Fotos: Luciane Goebel/ASCOM

Caminhada Azul marca o Dia Mundial do Autismo

Autismo-fita3A Secretaria Municipal de Educação vai realizar na próxima quarta-feira, dia 1º, uma “Caminhada Azul”, para divulgar o “Dia 2 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Participam do evento, pais, alunos do Atendimento Educacional especializado, os professores de apoio, equipe pedagógica das escolas municipais, a APAE, Pais e responsáveis.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Cida Pires, a demanda de crianças inclusivas no Ensino Regular tem aumentado e, atualmente, existem seis crianças com autismo na rede municipal, com diagnósticos e laudos precisos. “Acreditamos que esse número possa ser maior, pois muitas famílias não possuem recursos suficientes e não possuem os laudos que comprovem a existência de Autismo”, informou, observando que a equipe busca oferecer soluções para o ensino-aprendizagem com qualidade.

Além das escolas municipais, a APAE atende oito alunos com Autismo. No município, o número estimado gira em torno de 20 casos.

Programação:

Data: 1º de abril  de 2015.

Horário: das 8h às 10h

Trajeto: concentração na Praça JK e caminhada pela Rua Dr. Odilon Behrens até a Praça Getúlio Vargas, onde haverá uma programação alusiva à data.

Aberto prazo para cadastro escolar

470178Atenção pais ou responsáveis. A Secretaria Municipal de Educação informa que está recebendo, até sexta-feira, dia 20, inscrições para as turmas de educação infantil, cujas vagas são para Creche Lar dos Pequeninos e CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Guilherme Caldeira Nunes Petrucelli. O cadastro é para crianças de 0 a 48 meses.

Para fazer a inscrição é necessário levar os seguintes documentos: xérox da certidão de nascimento da criança, cópia da conta de luz e número do NIS (Bolsa Família).

Mais informações: 3421-1786.

Educação realiza encontro sobre Inclusão Escolar

inclusaoA Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, dia 04, um encontro pedagógico enfocando o tema “Inclusão Escolar: Um desafio entre o Ideal e o Real”. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Pingo de Luz, a partir das 17 horas.

O evento tem como público-alvo professores regentes, professores de apoio, equipe pedagógica e pais ou responsáveis pelos 20 estudantes portadores de necessidades especiais que estudam na rede municipal de ensino. O objetivo é buscar estratégias para atender da melhor forma a esses alunos. O evento é uma das ações previstas no Planejamento Anual, realizado em fevereiro. Outras ações estão previstas ao longo do ano.

Alimentos da agricultura familiar incrementam a merenda escolar

merendaFrutas, legumes e folhosos, condimentos e derivados de leite vão incrementar, mais uma vez, a merenda escolar de cerca de 3 mil alunos da rede municipal. Na manhã desta segunda-feira, dia 23, uma licitação foi realizada para adquirir milhares de quilos desses alimentos para tornar ainda mais saudável o cardápio nas escolas da cidade e do campo. “Por serem orgânicos, esses alimentos possuem valor nutritivo de maior qualidade”, destaca a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ellen Ferreira.

Da licitação, participaram duas associações: a APRAM – Associação de Produtores Rurais de Abastecimento Municipal de Guanhães e a ASGROFAG – Associação dos Agricultores Familiares Rurais e Urbanos de Guanhães e Região. “Essa iniciativa, além de incrementar a renda do homem do campo, é uma garantia de compra dos nossos produtos”, destacou a presidente da APRAM, Aline Andrade.

A aquisição de alimentos da agricultura familiar faz parte do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê aplicação e no mínimo 30% dos recursos provenientes do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação aos municípios.

686688